terça-feira, 9 de agosto de 2011

Segredos da Cozinha Churrasco - Conexão Incofidencia - 08 - 880AM




Historia
Churrasco é o nome dado ao prato feito a base de carne in natura ou processada, assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de estacasde madeira ou metal — chamados de espetos — ou de grelhas.
Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia.[1]
Na Argentina e no Uruguai o churrasco típico é chamado asado, e é o prato nacional de ambos países. Tradicionalmente é feito na grelha com uso de lenha, mas também se usa carvão pela praticidade.

Saude
Carne de boi, porco, cordeiro e etc o são excelentes fontes de proteína e aminoácidos necessários à regeneração celular. Além disso, são fonte de ferro heme (mais facilmente absorvido pelo organismo e que também ajuda na renovação da célula). Além do ferro, as carnes são as principais fontes de vitamina B12 essencial na proteção contra as anemias.

Como o churrasco se aprende na prática segue uma receitinha para acompanhar as carnes do churrasco.

Receita
Farofinha de flocos de milho com talos de folhas de cenoura e beterraba
200 gr de farinha de flocos de milho
50 gr de bacon em cubinhos
1 maço de folha de cenoura
1 maço de folha de beterraba
2 dentes de alho picado
1/2 cebola picada
100 ml de manteiga de garrafa

Em uma panela funda coloque a manteiga de garrafa junto com o bacon em cubinhos, quando caramelizar o bacon, adiocione a cebola, quando a cebola ficar transparente adicione o alho, em seguida acrescente a farinha de milho e as folhas das verduras. Servir imediatamente.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Leitão a Pururuca - Segredos da Cozinha - Conexão Incofidencia - 09 - 880AM



Origem da Palavra Pururuca
Segundo o dicionário Houaiss, “pururuca” seria um alterônimo de “pororoca”, palavra de origem Tupi que significa “milho quebradiço” e, por extensão, dá nome à pele de porco que pipocou (estourou), tornando-se crespa e crocante.

Saúde
Carne de porco: a carne suína possui mais gorduras "desejáveis", chamadas de insaturadas (65%), do que gorduras "indesejáveis", conhecidas como saturadas (35%). O que é muito apreciado por nutricionistas. O alimento também é rico em ácido linoleico, que neutraliza de forma eficaz os efeitos negativos do ácido palmítico, que é uma gordura saturada.


Leitão a Pururuca do Trindade

Ingredientes
- 1 leitão de 11kg partido em 2 bandas
- 1 colher de cominho
- 1 colher de pimenta do reino
- 1 colher de açafrão da terra
- 1 colher de colorau
- 1 ramo de alecrim fresco
- 1 colher de açucar mascavo ou rapadura moída
- 1 ramo de salsinha
- 10 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 pimenta dedo de moça
- 4 limões capetas/galego
- 500 ml de cachaça

Preparo
Em uma vasilha que caiba as bandas do leitão, juntar todos os temperos e misturar bem, coloque o leitão para descansar neste tempero na geladeira por no mínimo 2 dias mas o ideal é 7 dias.
Disponha as 2 bandas de leitão em uma assadeira com um pouco do tempero, feche com papel alumino. Em um forno pré-aquecido a 200 graus asse por 1:30H. Retire o papel aluminio e o liquido da marinada e asse por mais 1:30H a 220 graus.
Métodos para pururcar:
O mais indicado é a churrasqueira, precisamos de um saco de carvão de 3kg. Colocamos o carvão na churrasqueira até 10 cm da grelha, quando formar o braseiro coloque a pele do leitão para baixo e deixe purucar por 20 segundos.
Método Tradicional - Esquente o oleo de cozinha e despeja sobre a pele do leitão. Não aconselho muito tira o sabor da carne e deixa o prato mais pesado.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Paella Caipira


*Foto acima: Chef Rodrigo Zoroastra e sua paella caipira


Origem

O nome Paella vem do latim "Patella", espécie de bandeja usada na Roma antiga, onde eram colocadas as oferendas aos Deuses, em rituais de fecundação da terra. O prato é chamado paella devido à paellera ou paella valenciana, uma espécie de frigideira, de ferro ou aço, onde são preparados vários pratos da culinária valenciana.
Em suas diferentes variações, encontram-se ainda as "paellas marineras" (peixe e frutos do mar)e a "paella negra", com tinta de lula.

No Brasil, normalmente é feita com frutos do mar ou invenção criativa da região.



Saúde

Arroz: No momento de cuidar do organismo, as pessoas que padecem de problemas de colesterol ou apresentam intolerância ao glúten encontram no arroz um excelente alimento para incluir nas suas dietas.
Rico nas vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina), contém também minerais como fósforo (indicado para os ossos e o cérebro), ferro (antianémico), potássio, magnésio (favorece a actividade muscular) e cálcio.

Receita
Ingredientes p/ 10 pessoas

- Arroz parbolizado
- Açafrão da terra
- 5 Ovos cozidos
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- 1 lt de caldo de frango
- 300 gr de alho picado
- 50 ml de Azeite
- 200 gr de lombo de porco
- 200 gr de coxa e sobrecoxa de frango
- 200 gr de maça de peito
- 200 gr de asinha de frango
- 1 maço de couve picada fininha
- 1 colher de salsinha e cebolinha picada
- 100 gr de torresmo frito
- 10 quiabos com as duas pontas cortadas

Caldo de frango com açafrão : Faça um caldo com os ossos e legumes e ervas, cozinhe por 40 minutos e coe e acrescente o açafrão da terra.
Montagem : Em uma panela baixa e grande de aproximadamente 30 cm de diametro, refogue o alho picado no azeite de oliva, adicione o arroz, refogue, acresente as carnes e vá colocando o caldo de frango com açafrão aos poucos até o arroz ficar cozido. Quando arroz estiver pronto acrescente o quiabo disponha ele na panela de forma circular pois já estamos decorando o prato. Corte os pimentões em finas tiras e coloque um vermelho e um amarelo entre os quiabos (para lembrar a bandeira da espanha), adicione o cheiro verde, couve nas bordas da panela, o ovo cozido uniformemente na panela. Coloque um papel laminado fechando toda a panela, olhando de vez em quando para não queimar o fundo e deixe cozinhar por 15 minutos. Coloque o torresmo frito e sirva imediatamente.

Segredos da Cozinha - Conexão Incofidencia - 08 - 880AM



Toda semana na rádio Incofidencia para todo Brasil, tem o programa Segredos da Cozinha. A CPB (Cozinha Popular Brasileira) com muitas histórias e segredos da nossa cozinha brasileira.

Sanduíche Buraco Quente

História
É um lanche de origem européia, muitos dizer que veio de portugual, outros dizem que veio da alemanha, mas este avô do hamburger, faz muito sucesso até hoje.
Mas o buraco quente por ser mais simples e rapido faz sucesso, no caso é versatil pois a criatividade fica por conta de quem faz, deixando os mais variados sabores.

Saúde
A alta concentração de aminoácidos essenciais no queijo contribui para o crescimento e desenvolvimento do organismo humano. Mesmo com a presença de quantidades notáveis de gorduras saturadas e trans, não há evidências claras relacionando o consumo de queijos a qualquer doença.

Ingredientes

2 pães de sal

1 colher (sopa) de óleo
1 colher de azeite
300g de carne bovina moída (patinho)
1/2 cebola picada em cubos pequenos
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de molho inglês
½ colher (chá) de pimenta Dedo de Moça sem sementes e picada
½ xícara de molho de tomate
Sal e pimenta do reino a gosto
200g de queijo canastra fatiado

Modo de Preparo

1. Em uma panela coloque 1 colher (sopa) de óleo e refogue aos poucos a carne moída (não coloque muita quantidade de uma vez para não formar água). Retire da panela e reserve.

2. Na mesma panela coloque 1 colher (sopa) de azeite extra virgem e refogue a cebola e o alho até murcharem. Volte a carne para a panela e misture bem com a cebola e o alho.

3. Adicone o molho inglês, o molho de tomate, e a pimenta dedo de moça. Cozinhe por 3 minutos. Acerte o sal e pimenta. Desligue o fogo.

4. Corte as pontas do pão e com o auxílio de uma colher, empurre o miolo para uma das extremidades do pão (isso irá impedir que o recheio vaze). Coloque uma camada de queijo dentro do pão e por cima complete com a carne moída ainda quente.