![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsIMR-YcGO-ilOyVj7yc5HFJYolUAoAJt14ToeRKoV-_v6o_Bk6H34dTtGWVhk80gJbIX-7PhFekj281vSglcmi1YydOEeMhLwogcpLwxc_LTE77ZhAzMELLN3C5jjutUcMthDrOp3Aik/s320/Imagem1.png)
Origem da Palavra Pururuca
Segundo o dicionário Houaiss, “pururuca” seria um alterônimo de “pororoca”, palavra de origem Tupi que significa “milho quebradiço” e, por extensão, dá nome à pele de porco que pipocou (estourou), tornando-se crespa e crocante.
Saúde
Carne de porco: a carne suína possui mais gorduras "desejáveis", chamadas de insaturadas (65%), do que gorduras "indesejáveis", conhecidas como saturadas (35%). O que é muito apreciado por nutricionistas. O alimento também é rico em ácido linoleico, que neutraliza de forma eficaz os efeitos negativos do ácido palmítico, que é uma gordura saturada.
Leitão a Pururuca do Trindade
Ingredientes
- 1 leitão de 11kg partido em 2 bandas
- 1 colher de cominho
- 1 colher de pimenta do reino
- 1 colher de açafrão da terra
- 1 colher de colorau
- 1 ramo de alecrim fresco
- 1 colher de açucar mascavo ou rapadura moída
- 1 ramo de salsinha
- 10 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 pimenta dedo de moça
- 4 limões capetas/galego
- 500 ml de cachaça
Preparo
Em uma vasilha que caiba as bandas do leitão, juntar todos os temperos e misturar bem, coloque o leitão para descansar neste tempero na geladeira por no mínimo 2 dias mas o ideal é 7 dias.
Disponha as 2 bandas de leitão em uma assadeira com um pouco do tempero, feche com papel alumino. Em um forno pré-aquecido a 200 graus asse por 1:30H. Retire o papel aluminio e o liquido da marinada e asse por mais 1:30H a 220 graus.
Métodos para pururcar:
O mais indicado é a churrasqueira, precisamos de um saco de carvão de 3kg. Colocamos o carvão na churrasqueira até 10 cm da grelha, quando formar o braseiro coloque a pele do leitão para baixo e deixe purucar por 20 segundos.
Método Tradicional - Esquente o oleo de cozinha e despeja sobre a pele do leitão. Não aconselho muito tira o sabor da carne e deixa o prato mais pesado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário